Ao fim de anos a ensinar em regime de atelier livre senti a necessidade de criar este Blogue, ponto de encontro e reencontro de antigos e actuais alunos e onde o curioso poderá saber mais sobre o meu Trabalho.
Porque para mim o ensino em regime de atelier livre deve dar um conhecimento de todas as tecnologias não descurando o desenho e visando sempre o desenvolvimento da criatividade do aluno, incentivando a auto expressão.
Complementada historia da arte e composição , com uma formação tecnológica que dê total autonomia ao aluno desde a preparação das suas superfícies para pintar, passando pela preparação das suas próprias tintas, procuro sempre estimular o experimentalismo mas sempre o saber fazer bem tecnicamente para depois subverter de forma criativa as regras.
Ao longo destes anos muitos foram os meus alunos que seguiram o seu caminho e iniciaram uma carreira na área artística e é essa a razão de existência deste blogue: Dar noticias das actividades e permitir um espaço para a troca de informações .

Sílvia Carreira

domingo, 19 de maio de 2013

A não deixar de ver, bom desenho.











A maior retrospetiva de desenhos do artista português Jorge Martins está patente, em simultâneo, no Museu Serralves, no Porto (até 10 de junho) e na Fundação Carmona e Costa, em Lisboa (até 18 de maio), sob o título “A Substância do Tempo”.

Formado em arquitetura e pintura pela Escola de Belas Artes de Lisboa, Jorge Martins (Lisboa, 1940) é conhecido sobretudo pelas suas pinturas e desenhos abstratos e sem cor, um traço distintivo que unifica o seu trabalho desde o início da sua atividade artística, nos anos 1960. Particularmente estudada desde os anos 80, a obra de Jorge Martins adquire especial sentido pela natureza do diálogo entre o figurativo e o abstrato e reflete a vivência e a apreensão dos diferentes contextos onde o artista residiu e trabalhou, nomeadamente Paris e Nova Iorque.

Em Serralves, estão expostas mais de duas centenas de obras criadas entre 1965 e 2012 e reveladoras da constante apropriação de elementos do quotidiano e de uma pesquisa profunda sobre os modos de representação, nomeadamente sobre a forma como a luz reinventa o espaço e os objetos. Maioritariamente abstratos e sem cor, os desenhos apresentados compõem uma linguagem rica em texturas, intensidades e gradações que se desdobra em contínuas variações. O percurso completa-se com as cerca de 150 obras mais figurativas expostas na Fundação Carmona e Costa, em Lisboa.


MUSEU SERRALVES
Rua D. João de Castro, 210

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